Dicas do Freak! #04: We can count one to six ~

em quarta-feira, 31 de maio de 2017 |

Olá, seus divos e divas <3

Como vão?

Então, eu sei que estou um pouco atrasada, e peço que me perdoem por isso </3 Nem sei se escrevi certo esse título UASHUA, sou "formada" em inglês, mas to bem destreinada :3

O tema de hoje é bem simples, vocês provavelmente não irão se interessar </3, mas vou falar assim mesmo! Ouviram, crianças?

Ouvimos, capítã!

Estão prontos? Certo!

O post de hoje será sobre algumas dicas para ajudar você com sua fanfic. São dicas bem simples, mas que podem fazer a diferença (pelo menos pra mim, sou uma leitora muito crítica) e atrair mais leitores.

1: Não use o hífen (-) para começar falas. Gente! A Andy já falou sobre o travessão na postagem anterior dela, mas quis reforçar a ideia. Eu não suporto ler fanfic com hífen sinalizando falas, o certo é usar o travessão (―), que tá presente em todo editor de texto, só procurar um pouco.

Mas tia, eu não sei como colocar o travessão!

No Google Docs, você pode ir em Insert, Special Characters e digitar Horizontal Bar na busca. Tenho certeza que vai achar. Já no Word, é só ir em Inserir, Símbolo, Mais Símbolos, muda o subconjunto para Pontuação Geral e procura o travessão. Depois, vocês podem trocar o atalho para ficar mais cômodo. Eu uso o Ctrl + Alt + -.

Agora não tem nenhuma desculpa pra usar o hífen, certo? Quero ver, hein, gente!

2: Tentem detalhar suas cenas o melhor que puderem (sem detalhes desnecessários como a cor da calcinha da principal que ela vestiu antes de ir na padaria). Quando se detalha sobre sentimentos e cenários, torna a personagem mais próxima dos leitores, fazendo com que eles se percam na trama e passem a desenvolver certa curiosidade e afeição pela personagem.

3: Gente, evitem parágrafos e falas muito grandes, porque confundem quem está lendo. Pelo menos comigo é assim, principalmente aqueles que começam falando que o céu é azul, na metade fala de flores vermelhas e depois volta falando que o céu é lindo. Deu pra entender? UASHUAS.

4: Quando forem escrever, deem o espaço do parágrafo (só apertar a tecla Tab antes de começar um parágrafo ou uma fala) e ajustem a formatação do texto para Justificar (aquele em que as linhas ficam todas retinhas, como em trabalhos de escola, sabe?). Isso deixa o texto mais "bonito", é um quesito apenas visual, então não é tão importante, mas... resolvi falar, porque, sempre que beto uma fic, eu tenho que arrumar isso.

5: Enquanto está escrevendo algo ou depois que terminar de escrever, pegue o seu capítulo e mande para alguém que possa lê-lo. Não conte a história completa, diga apenas o básico (no máximo), e peça uma opinião crítica, pergunte o que pode melhorar, se tem algo sem sentido, se parece confuso ou se está sem graça. Leve essas opiniões como conselhos para que você mesmo possa melhorar sua escrita, não se ofenda. Todas as pessoas, sejam escritoras ou não, estão sempre evoluindo e aprendendo coisas novas, então desafie a si mesmo, veja o quanto consegue melhorar e reinventar sua escrita e narrativa dentro de um ano.

Ah, tia, não quero fazer isso aí não. Que chato, hein.

Então não faz, ninguém aqui é obrigado a nada :v Porém estou falando por experiência própria. Desde sempre escrevo em uma narrativa mais séria e em terceira pessoa, porém desafiei a mim mesma a escrever uma fanfic mais informal, puxada um pouco para o humor e em primeira pessoa. Devo dizer que estou adorando! Talvez você se sinta assim também. Não custa tentar :3

6: Eu sugiro tornar seus hábitos de leitura mais seletivos. Não quero ofender ninguém nem nada do tipo, porém, depois que eu passei a ser mais crítica no quesito erros ortográficos em fanfics, eu mesma passei a escrever muito melhor. Evite fanfics que tenham muitos erros aparentes, fuja daquelas escritas amadoras, pelo menos enquanto estiver em processo de "amadurecimento textual" (?).

Cê tá dizendo pra não ler as fics de autoras novas e deixar elas pra lá?

Não, queridos... Ou talvez sim, sei lá. Cês quem sabem. (TO BRINCANDO, NÃO ME PROCESSEM!)

Pensem que... sempre há aquelas fics que parecem escritas por deuses e que mereciam virar livros de tão maravilhosas que são, certo? Então, inspirem-se nelas, e em livros físicos também.

E eu acho que é isso, por hoje. Obrigada a quem leu isso aqui, de verdade, e espero ter ajudado alguém com isso.

Ah, e lembrem-se: não existe quem escreva mal, apenas aqueles não praticam o suficiente,

Beijinhos~

YinLua :3


Nenhum comentário:

Postar um comentário