Dicas do Freak! #06: Tia, foco nas falas ou na narração?

em sábado, 17 de junho de 2017 |

Olá, Freakers!

Hoje cumpri com o dia certinho, viram? u.u

Como estão? Espero que bem, porque eu to morrendo de sono (não dormi ainda, e olha que vão dar 9hrs da manhã).

O que têm achado das Dicas? Vi uns comentários maravilhosos na C-Box do blog, e um em uma das postagens também. Lembrem-se que vocês podem enviar sugestões e perguntas para nós, ok? É só preencher esse formulário aqui. Se não conseguirem acessá-lo, falem conosco pela C-Box :3

Então! O assunto de hoje é algo que eu deveria ter abordado no Dicas anterior.

Como assim, tia Lu?

É que eu disse no primeiro post do Dicas que falaria sobre ele em seguida e simplesmente não falei. UASHUSA. É, eu esqueci. Será que alguém já sabe o que é? Provavelmente não, então eu mesma falarei: diálogos ou descrição, o que é mais importante?

Devo dizer que eu tenho uma opinião pessoal sobre esse tema, mas tentarei abordá-lo de forma imparcial. E, no final, deixarei um vídeo que pode ajudar vocês e muito, sejam aqueles que pretendem escrever apenas fanfics ou aqueles que aspiram escrever livros futuramente.

Vamos lá?

Muito bem. O que, para vocês, é mais importante: as falas de seus personagens ou descrever o cenário ou suas emoções? Há aqueles que possuem uma narrativa nem tão detalhada assim, mas que consegue atrair a atenção através de diálogos engraçados ou fofos, e também existem quem prefira descrever cada detalhe das cenas que imagina em sua mente (eu sou uma dessas, me processem -q). Isso é normal, a diversidade faz parte de tudo em nossa vida, afinal, ninguém é igual a ninguém, certo?

Porém, há horas em que é preferível dar mais destaque a um que a outro. Tudo depende de que tipo de história você está escrevendo e do que você tá escrevendo. Já ouvi dizerem que deve se dar mais importância aos diálogos porque, quando o leitor se lembrar da sua história, ele não vai lembrar que o céu é azul ou da cor da camisa do figurante, e sim, daquela frase marcante do principal. Isso realmente me fez pensar um pouco. Afinal, veja, por exemplo, Harry Potter. Desafio alguém a me dizer um parágrafo inteiro de um dos livros sem olhar antes. Mas acredito que qualquer um aqui (que tenha pelo menos visto um dos filmes) não vai se lembrar de pelo menos uma frase marcante dita por qualquer um dos personagens.

"Não tenha pena dos mortos, Harry, tenha pena dos vivos e, acima de tudo, daqueles que vivem sem amor." ― Alvo Dumbledore, Harry Potter e as Relíquias da Morte.

"Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir." ― Sirius Black, Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Essas são apenas duas das inúmeras frases memoráveis que J.K Rowling nos disse através de seus livros.

Contudo, não estou dizendo que focar em diálogos é o certo e que se deve ter mais diálogos que descrever outras coisas. Antes de escrever, pense no seu tipo de conteúdo e na cena que irá escrever. Por exemplo, em uma das minhas histórias, a protagonista se vê em meio a um mundo completamente novo (literalmente), então eu preciso detalhar o cenário, as pessoas ao redor, prédios, construções, o sol (nessa história, o sol é verde #paz), etc. Quero que o leitor imagine o lugar, entendem? Foi exatamente dessa forma que comecei a história: descrevendo o cenário. Entediante? Talvez.

Já em cenas em que todo mundo se conhece, a tensão já passou, o lugar é conhecido, ou você tenha algo filosófico para dizer, não é necessária descrição com muitos detalhes.

Tudo depende do seu conteúdo.

Pense um pouco antes de escrever, considere as situações, entre em seu personagem e só então escreva. Parece complicado, mas não é, garanto UASHU. Lembrem-se: escreva, escreva, escreva e, se cansar, escreva mais. É treinando que se melhora, tanto no português como em muitas outras coisas (redação fica maravilhosamente fácil, depois de um tempo).

Usem a imaginação! :3

Por fim, deixarei o link para que possam assistir o vídeo de que falei. Ele fala sobre esse assunto aqui em cima, embora um pouco mais parcial e com mais fundamentos, e sobre muitas outras coisas também. Assistam! Ele me ajudou, e vai ajudar vocês também.

http://escrevasuahistoria.com/minicurso01.html

Obrigada a todos que leram essa postagem, e espero ter ajudado! :3

Beijinhos~
YinLua :3


Nenhum comentário:

Postar um comentário